Para criar uma cidade funcional, inteligente e que atenda às necessidades dos habitantes, o mobiliário urbano desempenha um papel importante. É através dele que é possível garantir, o conforto e o bem-estar dos usuários nos espaços públicos da cidade.
O que vemos, no entanto, são elementos do mobiliário urbano destruídos, vandalizados e deteriorados. Uma das soluções para otimizar esses problemas pode ser apostar no mobiliário urbano em concreto, já que por ser mais resistente e durável, o concreto ajuda a garantir mais qualidade e durabilidade.

Mesa de centro feito em concreto

Afinal, o que é mobiliário urbano?

O mobiliário urbano pode ser definido como o conjunto de elementos da mobília, que compõem o espaço público com funções de circulação de transportes; ornamento da paisagem e ambientação urbana; descanso e lazer; serviços de utilidade pública e acessórios à infraestrutura.

De maneira mais objetiva, o mobiliário urbano é formado por bancos, mesas, paradas de ônibus, bicicletários e outros elementos urbanísticos que podem ser considerados os “móveis da cidade”.

Mesa de jantar em concreto

A importância do mobiliário em concreto

Em muito casos, a deterioração e os estragos causados nos mobiliários urbanos ocorrem devido à baixa qualidade do material. E somado aos atos de vandalismo, é comum que essas mobílias percam suas funcionalidades rapidamente.

Por isso, utilizar materiais de qualidade fazem toda a diferença na hora de construir os elementos do mobiliário urbano, já que o ideal é que eles durem o máximo de tempo possível, com o mínimo de manutenção e reparos.

Nesse cenário, o mobiliário urbano em concreto tem se mostrado como uma excelente alternativa para as cidades, pois o concreto é um material resistente a grandes impactos e esforços, se mostrando mais eficiente do que diversos outros materiais nos quesitos durabilidade, qualidade e segurança, além de dispor de flexibilidade para construção dessas mobílias, garantindo que as peças sejam atraentes e agradáveis.

O mobiliário urbano pode ser moldado in loco ou ser pré-fabricado e o uso de aditivos para concreto e desmoldantes podem ser aliados, contribuindo para facilitar a execução e obter bom acabamento, além de ser possível agilizar o processo produtivo com o uso de acelerador.

Inovações no setor

Uma das novidades no setor é a possibilidade de usar concreto na construção de bancos, mesas, elementos decorativos, etc.

Outra diferenciação consiste por exemplo, no uso de pigmentos para colorir o mobiliário urbano e criar ambientes mais atrativos visualmente, sem deixar de lado a qualidade e durabilidade. O pigmento para concreto substitui a pintura, garantindo durabilidade da cor sem desbotamento.

O mobiliário urbano em concreto é uma alternativa para otimizar os espaços das cidades, trazendo diversos benefícios para os usuários desses ambientes. Investir em mobiliário urbano significa melhorar a qualidade de vida da população, criar uma cidade mais atrativa e funcional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *