Acompanhar as novas tendências da arquitetura deve ser um hábito para qualquer arquiteto de interiores. Que cada vez mais indicam o concreto aparente e ensinam a utilizar em seu projeto

Quando pensamos em concreto, cimento e outros materiais de construção, certamente temos a ideia de que são recursos utilizados na parte construtiva, setor que não tem todo o glamour e apreço estético.

Só que tanto o cimento queimado quanto o concreto aparente são belos recursos, que podem ser usados para trazer charme, aconchego, elegância e harmonia para os mais diversos espaços.

Mas qual a ideia do concreto aparente?

Mas qual a ideia do concreto aparente?

Em poucas palavras, conseguimos estabelecer que a ideia do concreto aparente é deixar à vista o concreto componente da estrutura das construções. Abdicando dos revestimentos e materiais de acabamento em algumas partes do ambiente, o resultado estético é incrível e a ideia não surgiu por agora.

A combinação homogênea do cimento, da areia , da brita e da água garante um material plástico que ganha resistência conforme seu processo de endurecimento, que pode ser aplicado para fins de sustentação.

Tal mistura teve desenvolvimento nos tempos romanos, em que eram usados materiais de construção semelhantes ao concreto, substituindo o uso de pedras e madeira como bases da alvenaria. Entretanto, foi só a partir do século XIX que o concreto, como o que nós conhecemos hoje, foi desenvolvido, para bases ainda mais sólidas, econômicas e com melhor desempenho.

Voltando como tendência apenas nos anos 2000, hoje, o concreto e seus semelhantes são aplicados em diversos espaços, urbanos ou rurais, e tornaram-se elementos estéticos e de decoração.

Características decorativas

O concreto, elementarmente, não teria apelo decorativo e deveria ser coberto por outros materiais para conferir acabamento e requinte.

Entretanto, como sinônimo de resistência, versatilidade e modernidade, o cinza do concreto tem tudo a ver com ambientes urbanos e modernos, podendo ser aplicado em paredes inteiras, pisos, colunas, lajes, fachadas, entre outras tantas opções.

A sobriedade dos tons acinzentados é só um dos detalhes que garantem charme. Junto da rusticidade, do minimalismo e da singularidade, o concreto aparente é um dos traços mais usados para trazer descontração, aspectos fabris e neutralidade.

CONCRETO APARENTE X CIMENTO QUEIMADO

É importante lembrar que o concreto aparente não é o mesmo que o cimento queimado, apesar de se aproximarem tanto nas características visuais.

O cimento queimado é, na verdade, um revestimento, feito com uma argamassa especial e com um visual mais polido e brilhante e menos grosseiro, ou seja, uma técnica decorativa. Enquanto isso, o concreto aparente é uma técnica construtiva, com direito a todas as imperfeições durante o processo de colocação nas formas e de endurecimento.

Onde aplica-lo?

Linha Artsy da Portobello – Produto autoral, de personalidade arrojada, e que atende as demandas funcionais e conceituais dos projetos contemporâneos

Nos moldes da arquitetura contemporânea, o concreto aparente pode ser aplicado em qualquer estilo, tendo espaço para fazer parte de projetos residenciais ou corporativos, e ainda nos ambientes internos e externos. As únicas limitações são as formas de aplicação e a manutenção.

Em ambientes internos domésticos, o concreto pode aparecer, principalmente, em paredes e forros para efeitos de amplitude, trazendo também diferenciação e elegância para o projeto. A decoração é a solução para qualquer problema em relação às características mais grosseiras e inacabadas do concreto. Apostando em uma decoração personalizada e com mobiliário de qualidade, é possível transformar as sensações transmitidas.

Já em ambientes corporativos e comerciais, o concreto aparente também pode surgir como coadjuvante, sendo muito aceito em pisos e paredes para deixar o ambiente mais industrial.

Nesse caso, a decoração também é recurso marcante para adequar ao negócio e deixar a cara da empresa, trazendo conforto e comodidade para os colaboradores e visitantes.

E na área externa?

Para esses projetos, o mais indicado é apostar nos traços mais modernos, retos e minimalistas, conferindo, assim, características cruas e sofisticadas.

Áreas úmidas e molhadas, como banheiros, são espaços que também podem contar com essas aplicações, desde que o cuidado seja dobrado. É bom evitar produtos químicos, xampus e sabonetes, além de aspectos de segurança, tendo em vista que o piso é mais escorregadio.

Por fim, o concreto pode ser utilizado para compor o ambiente de forma mais discreta e notável. Aplicados em colunas, escadas e móveis, como aparadores e bancadas, são oportunidades mais charmosas e que se misturam a qualquer estilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *